Existem alguns acessórios para aromaterapia que podem lhe ajudar a ter excelentes resultados no uso dos óleos. Eles auxiliam todo o processo, desde a abertura do frasco até difusão correta que potencializa os efeitos.

Os óleos essenciais vêm sendo estudados por muitos pesquisadores. A cada nova etapa são descobertos benefícios e vantagens em fazer uso desses produtos naturais. Os efeitos, como sabemos, vão desde benefícios físicos a mentais.

Se você está desbravando esse mundo agora e quer algumas dicas de acessórios para aromaterapia, fique conosco até o final e conheça tudo o que você precisa para ter a melhor experiência com os óleos essenciais.

Principais Acessórios Para Aromaterapia

Claro que o principal elemento para desfrutar dos benefícios da aromaterapia é o óleo adequado para a sua demanda. Porém, conforme esse mercado cresce e ganha cada vez mais adeptos, crescem também as mordomias.

São elementos que você pode adotar para tornar o uso dos óleos ainda mais fácil e mais eficiente. A seguir vamos explicar a função de cada elemento e como usá-los corretamente.

Abridor de frasco:

O acessório é usado para facilitar a abertura dos frascos, evitando assim que você derrame e desperdice os seus óleos. Ele possui um adaptador que funciona com qualquer tampa de óleo essencial tornando a abertura mais simples e rápida.

Mini funil metálico:

 Só quem já viu aquela gotinha de óleo essencial escorrendo na lateral do vidro sabe o sofrimento que é desperdiçar o produto assim. O funil existe justamente para tornar a tarefa de transferir o líquido para outro recipiente mais prática e segura.

Há diversos momentos em que o funil pode ser usado, mas o principal deles é quando você quer fazer um blend, misturar essências, mas não quer perder nem um pouquinho de seus óleos. Basta posicionar corretamente o funil e despejar com segurança e conforto.

Bulbo de silicone:

Os bulbos de silicone são usados para fechar o óleo essencial e geralmente são acoplados ao conta-gotas. O detalhe mais importante a respeito desse acessório é que ele deve ser de silicone, não de borracha.

Isso porque a borracha com o passar do tempo se deteriora e pode contaminar o óleo. Você não quer que isso aconteça. Então use o de silicone que é mais resistente e não oferece esse risco.

Outra dica legal a respeito desses acessórios para aromaterapia é que você pode escolher os bulbos coloridos para classificar os seus óleos. Ou seja, use vermelho para os óleos quentes, amarelo para os cítricos, verde para os de ingestão e por aí vai.

Classificando assim fica mais fácil reconhecer as funções de cada um a partir da separação por cores e encontrar rapidamente aquele que você procura na hora que precisar.

Tenha frascos de vidros para fazer as suas receitas

Os frascos de vidros são companheiros inseparáveis de quem adota os óleos essenciais como terapia. Se você gosta de fazer as suas próprias misturas, eles são fundamentais.

O vidro é o material mais indicado para armazenamento pois, ele mantém o óleo intacto, sem interferir em sua composição. Mas, o que muita gente não sabe é que os vidros coloridos também protegem o óleo contra a luz.

Os frascos feitos de plástico do tipo PET também são seguros para uso. Mas, aqueles de plástico comum devem ser evitados. Assim como a borracha esse material tende a se deteriorar e pode contaminar o seu óleo.

Borrifadores e roll-on:

Além do vidro no formato clássico você pode sentir necessidade de variar os acessórios para aromaterapia apostando em frascos para borrifar ou os frascos com ponta roll-on.

O primeiro é ideal para borrifar pequenas quantidades do óleo nos ambientes, ajudando a manter a energia adequada no local. Já o segundo é aquele cuja ponta é composta por uma esfera, como nos desodorantes. A vedação é perfeita, o que evita desperdícios.

Difusor para óleo essencial – o que é e como funciona?

Um dos acessórios para aromaterapia mais importantes é o difusor de óleo. Ele existe para que você consiga efetivamente usar o aroma desses produtos a seu favor.

O seu funcionamento é muito simples. O aromatizador de ambientes só precisa ser posicionado no local que você deseja usar. Depois, adicione algumas gotinhas do seu óleo essencial conforme instruções de uso, dissolvido em água, e ligue o aparelho.

O uso dos óleos por difusão tem uma vantagem especial que é o fato de que duram muito tempo. O difusor pode demorar dias para evaporar completamente a água.

Também se trata de um objeto silencioso. Portanto, você pode usar o difusor mesmo durante o sono que não o seu descanso não será atrapalhado por ele.

Colar de aromaterapia

Outra opção interessante é o colar para aromaterapia. Ele funciona mais ou menos como um difusor – que também pode ser chamado de aromatizador – porém, é para ser carregado no pescoço.

Isso mesmo! Se trata de um pingente com um filtro especial onde você adiciona algumas gotas do óleo que quer usar e ele vai liberando o aroma aos poucos. Em alguns casos é preciso pingar em uma bolinha de algodão antes de inserir no pingente.

Pingente para pet:

Alguns óleos são destinados ao bem-estar dos bichinhos de estimação e por isso também existem os acessórios para aromaterapia voltados para pets. O pingente, por exemplo, você adiciona à coleira do animal com o óleo que deseja usar. Assim como os pingentes de humanos, alguns possuem filtros e outros demandam que você pingue primeiro numa bolinha de algodão.

Posso reutilizar os frascos dos meus óleos?

Essa é uma dúvida comum quando falamos sobre acessórios para aromaterapia. A resposta é que sim, você pode reutilizar o frasco de uma essência para outra.

No entanto, é fundamental garantir que não haja nenhum resquício do óleo anterior no frasco ainda. Caso contrário a propriedade daquele que será adicionado ao recipiente pode sofrer alterações.

De qualquer forma, procure usar somente óleos com fragrância e propriedade parecidas. Assim, mesmo que ocorra uma contaminação a finalidade do óleo não é comprometida, bem como não se torna algo perigoso para uso.

Aprenda mais sobre aromaterapia

Saber como usar os acessórios para aromaterapia e até entender melhor quais são os benefícios desses óleos para a sua saúde e bem-estar requer bastante pesquisa e estudos. Clicando aqui você pode conhecer mais sobre o curso da Fabi Correa sobre esse tema e se tornar um especialista no assunto.

Para complementar os estudos, baixe agora o e-book Guia Introdutório sobre Óleos Essenciais e acompanhe essa leitura produzida com tanto carinho e repleta de informações importantíssimas sobre aromaterapia.

Os acessórios para aromaterapia não são indispensáveis, mas eles podem ajudar no uso correto dos óleos e estimulam um maior aproveitamento de cada propriedade. Por isso criamos esse conteúdo cheio de dicas valiosas para quem quer vivenciar tudo de bom que a aromaterapia pode oferecer.