As mulheres são super ligadas aos cuidados pessoais, do corpo e da mente. Mas, há anos os homens também têm demonstrado cada vez mais atenção para isso. A aromaterapia para homens apenas reforça essa tendência e mostra que eles também gostam de autocuidado.

No entanto, é importante destacar que ainda há muitos tabus envolvendo esse assunto. Existem pessoas que consideram a aromaterapia ou qualquer técnica de relaxamento e bem-estar como algo exclusivamente feminino, e que coloca a masculinidade em jogo. Será?

Benefícios da aromaterapia para homens

Primeiro, vale a pena ressaltar aqui que não, a aromaterapia não compromete ou desvaloriza a masculinidade. Essa terapia, na realidade, não tem qualquer relação om gênero biológico ou de identificação. Ela serve para qualquer pessoa nesse sentido.

Tanto é que muitas figuras históricas, como antigos reis e imperadores, usavam a aromaterapia como método de relaxamento e concentração, algo fundamental para as tomadas de decisões.

os benefícios da aromaterapia para homens podem ser diversos. Alguns dos principais são:

  • Ajuda no combate ao estresse;
  • Promove relaxamento;
  • Ajuda na concentração;
  • Auxilia para noites de sono mais profundo;

Além disso, existem diversas essências que são especificamente voltadas para tratar desconfortos físicos, como aquelas que ajudam a conter dores, mal-estar estomacal, problemas intestinais etc.

Principais óleos essenciais para homens

Se você ficou curioso por conhecer algumas essenciais que podem servir para os homens, veja a lista a seguir. Lembrando que qualquer essência pode ser usada, o que muda é justamente o aroma que pode ter um aspecto mais feminino ou mais masculino.

Patchouli:

Com um aroma terroso e herbáceo, o Patchouli se tornou um dos queridinhos dos homens. O seu cheiro e forte e másculo ao mesmo tempo em que possui um efeito relaxante e confortável. Uma das características desse aroma é que ele passa força e segurança.

Por isso mesmo é um dos que eram bastante usados pelos reis e líderes antigos. O Patchouli possui um efeito antidepressivo por ajudar na liberação de serotonina e a dopamina, dois dos hormônios responsáveis pelo bem-estar.

Por isso também é indicado para tratamento de depressão, já que ajuda a combater a raiva e tristeza. Já a sua aplicação tópica pode tratar inflamações e também pode auxiliar a conter febre em decorrência de quadro inflamatório.

Por fim, não podemos deixar de citar o fato de que esse óleo essencial pode ajudar no aumento da libido por ser considerado de efeito afrodisíaco. Para a estética ele trata marcas e cicatrizes e impede a formação de fungos e proliferação de bactérias, ideal para atletas.

Melaleuca:

Em qualquer lista de óleos ou aromaterapia para homens que você ler encontrará a melaleuca como uma sugestão e uso. Ele possui um aroma mentolado e refrescante que é ótimo para promover o relaxamento e para descongestionar as vias nasais e respiratórias.

Possui uma função antisséptica muito acentuada, por isso é bastante usado como ação antibacteriana e antifúngica, tratando o tecido e ajudando na recuperação da pele.

Uma dica de suo bastante improvável é diluir uma colher de chá desse óleo na máquina de lavar para bater com as roupas. Além de deixar aquele cheirinho delicioso e super masculino, a melaleuca desinfeta as roupas.

Outra possibilidade é adicionar 2 a 4 gotas a cada 100ml de shampoo para tratar quadros de caspa causada por bactéria. Com isso os homens podem também perceber uma diminuição na queda de cabelo.

Também indicamos o uso para combater herpes, dor de ouvido, assaduras e bolhas nos pés ou nas mãos.

Dicas de óleos para a barba

Homens que não abrem mão dos cuidados com a estética podem aproveitar bastante os óleos essenciais para cuidados com a barba. Eles ajudam a deixar os pelos mais macios e brilhantes.

Jojoba:

O óleo de Jojoba atua fortalecendo o bulbo, fortalecendo os fios e diminuindo o problema com quebra e queda. Com isso os homens conseguem cultivar uma barba mais cheia e bonita. Também é visível como a barba fica mais bonita, brilhosa e saudável em todos os aspectos.

Óleo de semente de uva:

O mesmo vale para o óleo de Semente de Uva que possui uma propriedade adstringente, o que significa que além de tratar e limpar profundamente os fios, ele também ajuda no tratamento da pele e serve para qualquer tipo.

Óleo de Argan:

Esse é um óleo de rápida absorção que ajuda principalmente na restauração e hidratação da barba. Possui propriedades antioxidantes naturais que protegem a pele e ajudam no seu equilíbrio. Ele pode ser usado por todos os tipos de pele pois possui uma textura leve e não gordurosa.

Melhor forma de usar a aromaterapia

Na hora de pesquisar sobre aromaterapia para homens é importante também entender que existem diferentes possibilidades de uso. Por isso, a primeira coisa a fazer é ler sobre o óleo que quer usar e descobrir as formas adequadas.

Muitos desses óleos não podem ter contato direto com a pele sem diluição. Isso porque uma pequena gota contém muitos ativos, então, é importante diluir corretamente para aproveitar a aromaterapia adequadamente.

Uma possibilidade é usar os óleos vegetais como meio de diluição. Por exemplo, uma ou duas gotinhas de seu essencial preferido em 100 ml de óleo de coco já torna o uso mais correto.

Lista com 5 óleos essenciais para homens

Depois de apresentarmos alguns dos óleos da aromaterapia para homens mais usados e indicados é hora de conhecer a lista com outras opções que costumam fazer bastante sucesso entre os rapazes.  

  • Bergamota: fragrância unissex que promove bem-estar ao combater o estresse e trazer tranquilidade. Ajuda contra a depressão e em boas noites de sono;
  • Raiz de gengibre: suas propriedades termogênicas melhoram a circulação e aumentam o apetite sexual.
  • Junípero: um importante estimulante que diminui a tristeza e traz empolgação para as atividades do dia a dia. Também tem função diurética e trata o ácido úrico em excesso.
  • Alecrim do campo: ideal para tratamentos estéticos já que diminui as rugas e combate manchas enquanto promove excelente hidratação cutânea.
  • Manjerona: trata inflamações e dores, em especial aquelas que acometem os músculos. Também é ótima para usar após um dia estressante.

Como você pode notar, os óleos essenciais possuem cada um uma finalidade. Por essa razão não distinguem gênero e podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres. O mais importante é escolher de acordo com a propriedade e, claro, optar por aromas que lhe agradem.

A verdade é que a aromaterapia para homens é tão eficaz e benéfica quanto para mulheres. Ela pode atuar na parte física, ajudando a combater dores e doenças, ou no aspecto psicológico, fornecendo mais tranquilidade e proporcionando momentos de descanso e prazer.