Os benefícios da aromaterapia vêm sendo discutidos e estudados por muitos especialistas. Aos poucos surgem cada vez mais evidências de que essa é uma técnica capaz de trazer saúde e proporcionar bem-estar, dois dos pilares para uma vida feliz nos dias atuais.
Além de consultórios e clínicas particulares, a aromaterapia também foi adicionada ao programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e hoje está presente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para entender melhor quais são os benefícios da aromaterapia para a saúde física e emocional continue lendo até o final.
O Que É Aromaterapia?
A aromaterapia é uma técnica de cuidado que consiste em usar o aroma de óleos essenciais obtidos em plantas, flores e raízes como método curativo.
Os efeitos são os mais diversos e se refletem tanto no físico quanto no emocional do usuário. Os óleos são extraídos de maneira cuidadosa através de técnicas avançadas que visam conservar suas propriedades e manter sua qualidade.
Modelo de uso:
A aromaterapia pode ser usada de diferentes maneiras. A mais comum é através da difusão. Para isso, os óleos são adicionados a um pouco de água e borrifados no ar, trazendo os efeitos esperados para quem está no ambiente.
Mas não é só assim. Também é possível aproveitar a aromaterapia através de pulverização, e banhos aromáticos. Outra técnica bastante popularizada é a massagem com uso dos óleos essenciais.
Benefícios da aromaterapia para a saúde
Como dito anteriormente, os benefícios da aromaterapia para a saúde são diversos. Uma vez que o aroma é sentido – seja pela inalação ou pelo contato com a pele – ele envia sinais para o cérebro que auxiliam nos resultados esperados. Alguns efeitos são:
Alívio da ansiedade e depressão:
Muitas pessoas utilizam os óleos com a finalidade de obter mais tranquilidade e diminuir os sinais de ansiedade. Com isso, os óleos podem ajudar em noites de sono mais tranquilas e até auxiliam no tratamento contra depressão.
Asma e resfriado:
Quem sofre com problemas respiratórios, como a asma, ou está passando por um resfriado também pode se beneficiar dos efeitos. Alguns óleos ajudam a liberar a respiração e conseguem fazer com que o usuário se sinta melhor rapidamente.
Foco e concentração:
Estudantes pode aproveitar os benefícios da aromaterapia usando ingredientes que despertam o foco e a atenção. Muitas pessoas utilizam a aromaterapia para conseguirem melhorar o desempenho nas aulas ou no trabalho.
Bom humor:
Os óleos também ajudam no bom humor. Isso porque muitos deles contribuem para diminuição do estresse, o que automaticamente faz com que a pessoa se sinta mais feliz e satisfeita em seu dia a dia.
Recomendações de uso: qual óleo usar?
Na hora de desfrutar dos benefícios da aromaterapia é importante conhecer os óleos e escolher aquele que pode lhe proporcionar o resultado esperado. Veja alguns dos mais famosos e seus efeitos esperados.
Lavanda:
Considerado um dos óleos mais utilizados, a lavanda é ideal para quem está passando por um período de insônia. Isso porque ela ajuda a promover uma sensação de conforto e calmaria enquanto contém a ansiedade e diminui a pressão sanguínea.
Laranja:
Também indicado para combater quadros de ansiedade, a laranja possui um aroma cítrico e fresco que promove bem-estar. O seu efeito relaxante ajuda a combater quadros de depressão e também tem ação antibacteriana.
Alecrim:
Se você precisa de foco e atenção para alguma tarefa, o óleo de alecrim é ideal. Além disso, ele ajuda a dar mais disposição, o que também pode contribuir para a execução de tarefas do dia a dia. Também podemos destacar suas ações analgésicas, antidepressivas e estimulantes. Por isso não deve ser usado a noite.
Canela:
A canela, assim como o alecrim, possui um fator estimulante muito forte. Então esse aroma é ideal para tarefas que requerem maior concentração e foco, mas não é indicado para quando você quer se desligar.
Limão:
Um dos benefícios da aromaterapia mais comuns é promover a sensação e bem-estar. O aroma de limão atua nesse sentido, ajudando a melhorar o seu humor. Mas outro efeito bastante interessante é o combate às náuseas e indisposição estomacal.
Eucalipto:
O cheirinho de eucalipto por si só é muito agradável. Os efeitos desse óleo são diversos, começando pelo combate às dores de cabeça e dores musculares. Também é ótimo para aliviar problemas respiratórios e descongestionar o nariz.
Bergamota:
As pessoas costumam usar o óleo de bergamota para combater a má digestão. Outro efeito interessante é a redução da ansiedade e combate da própria depressão. Lembrando que os óleos não substituem tratamentos médicos, mas podem ser usados em parceria.
Camomila:
Esse talvez seja um dos mais conhecidos pelo grande público. A camomila é uma erva reconhecida pelo seu efeito calmante. Ela é ideal para ajudar a dar aquela relaxada depois de um dia estressante e pode promover uma ótima noite de sono.
Jasmim:
O principal efeito do óleo de jasmim é o combate a tensão muscular. Mas ele também apresenta ótimos resultados em controle da depressão e melhoria do humor. Isso porque o cheirinho agradável estimula a felicidade e a sensação de bem-estar.
Como começar a usar os óleos?
Se você chegou aqui procurando saber mais sobre os benefícios da aromaterapia é porque está interessado em começar a aproveitar todos esses efeitos positivos.
O primeiro passo importante é justamente esse: pesquisar e ler bastante sobre o tema, focando sempre em fontes seguras e autoridades sobre o assunto. Se você quer se aprofundar ainda mais, pode aproveitar para baixar o nosso e-book “Guia Introdutório sobre Óleos Essenciais”.
Nele você encontra todas as dicas de uso e pode tirar muitas dúvidas sobre esses ingredientes. Agora veja uma lista de cuidados para quem quer começar a usar os óleos essenciais.
Quantidade:
Nunca use mais do que a quantidade indicada na embalagem do produto. Os óleos são extremamente concentrados, o que significa que uma gotinha já tem grande potencial para trazer os efeitos esperados.
Escolha o efeito que deseja:
Existem centenas de óleos e os benefícios da aromaterapia podem abranger uma série de coisas. Por isso, leia atentamente sobre os efeitos de cada um e escolha aquele que parece mais adequado para o seu caso.
Óleos certificados:
Procure consumir apenas óleos certificados e liberados para uso pela ANVISA. produtos piratas podem trazer efeitos contrários e colocar a sua saúde em risco. Fuja de anúncios que não pareçam 100% confiáveis.
Faça o curso da Fabi Correa:
A melhor forma de desfrutar de todos os benefícios da aromaterapia é conhecendo a fundo essa técnica e todos os seus efeitos possíveis. Então, clique aqui e conheça o curso da Fabi Correa.
Os benefícios da aromaterapia são diversos e podem abranger uma série de coisas, como humor, diminuição de dores e até tratamento da depressão. Não é à toa que essa técnica vem ganhando cada vez mais a atenção de cientistas e estudiosos. Quanto mais você pesquisa, mais entende e mais aproveita cada um desses benefícios.