Por Flávio Amaral
Editor do blog Fabi Corrêa

Um corpo saudável é resultado da combinação de uma série de fatores. É realmente um desafio gerenciar alimentação, sono e descanso, elementos causadores de estresse no corpo e na mente, toxinas e outras coisas que influenciam na nossa saúde. Isso sem contar as questões de saúde, genética e efeitos do envelhecimento, aspectos em grande parte fora de nosso controle.

Se tem algo que, na grande maioria dos casos, está nas nossas mãos é manter um peso saudável, o que tem muitas implicações para a saúde física como um todo. Um dia cheio de tarefas parece tornar quase impossível adotar uma alimentação regrada e praticar atividades físicas regularmente. Combinadas, essas duas ações resultam em benefícios ao organismo, incluindo o controle do peso.

Óleos essenciais e controle do peso

Os caminhos para um peso saudável ao seu biotipo e ao seu organismo são muitos, então é possível dizer que os óleos essenciais podem ser utilizados ​​de maneiras diferentes na busca por seus objetivos. Esse controle pode ser o primeiro passo para novas metas, cujo alcance dependerá de novas táticas específicas ligadas ao que você ingere e aos exercícios que realiza. A natureza versátil desses compostos naturais faz com que sua incorporação ao nosso dia a dia e estilo de vida seja fácil, podendo ainda ser combinado com o plano nutricional e as atividades físicas.

Apesar de não haver duas jornadas de perda de peso idênticas, quem inicia essa caminhada costuma partir de objetivos comuns. Você pode contar com óleos essenciais para ajudar em cada objetivo desses:

  • Promover uma digestão saudável: Black Pepper, Cilantro, Cardamom, Cumin, Cassia, Fennel, Ginger, Peppermint, Petitgrain
  • Estimular o metabolismo: Bergamot, Cassia, Black Pepper, Grapefruit, Lime, Thyme
  • Aumentar a motivação e o humor necessários para o exercício e um estilo de vida saudável: Cypress, Helichrysum, Ginger, Peppermint, Tangerine, Siberian Fir
  • Manter uma rotina de exercícios regular e sustentável: Para relaxar os músculos – Cassia†, Lemongrass†, Wintergreen†, Frankincense, Peppermint†, Ylang Ylang; para melhorar a respiração na atividade física – Cardamom, Eucalyptus†, Douglas Fir, Lavender, Peppermint†

† Óleos que devem ser diluídos antes de aplicação tópica, especialmente quando usados em jovens ou pessoas com pele sensível

Que tal fazer parte do time da Fabi Corrêa
e conseguir descontos especiais na doTerra?
Entre em contato comigo pelo Whatsapp
e saiba como se juntar a essa equipe!

Clique aqui para fazer parte desse time!

Perceber os resultados do seu esforço ao longo ao tempo dedicado ao desafio do controle de peso é extremamente gratificante. Apesar de ser ótimo identificar um plano alimentar e um programa de exercícios que funcionem para você, é muito difícil encontrar estratégias sustentáveis a longo prazo. É desafiador sustentar esse esforço por um longo período de tempo, mas algumas táticas podem ser úteis para você continuar fiel aos seus objetivos:

  • Mude sua atitude: estabeleça metas alcançáveis, evitando correr riscos de se frustrar ou pensar em desistir por não ver resultados; cerque-se de pessoas com atitude positiva, que querem e poderão te ajudar em sua jornada; acompanhe seu progresso usando gráficos ou diários para registrar seus sucessos e lembre-se de quão longe chegou quando sentir desânimo.
  • Concentre-se em uma dieta nutritiva: tente comer alimentos saudáveis ​​em quantidades adequadas ao longo do dia, em vez de sobrecarregar o corpo de uma vez; planeje com antecedência para obter doses adequadas de nutrientes nas porções corretas durante cada refeição; evite alimentos processados, que promovem sensação de saciedade, mas sem os devidos nutrientes.
  • Adote um estilo de vida ativo: encontre uma atividade que você goste, seja ioga, academia, corrida… encontre um treino de que você realmente goste e parecerá mais divertido e menos trabalhoso; programe tempo para se exercitar, reservando tempo em sua programação diária e semanal, mesmo que por pouco tempo, em meio à agenda lotada; tente escolher diferentes tipos de treinos, locais e até horários, não deixando cair na monotonia.
  • Descanse e gerencie seus níveis de estresse: descanse e durma, proporcionando ao sistema nervoso central tempo para se reparar e permitindo que, durante o sono, os sistemas do nosso corpo se recuperem e outros processos importantes ocorram; gerencie seus níveis de ansiedade e estresse utilizando, por exemplo, os óleos essenciais com os benefícios que a Aromaterapia oferece para nosso campo emocional, separando um tempo para você mesmo ou para estar com quem você gosta, buscando uma terapia com a qual você se sinta bem.
Conheça o Curso de Aromaterapia Online