Por Flávio Amaral
Editor do blog Fabi Corrêa

A qualidade do sono é um dos elementos mais importantes para conseguimos nos sentir melhor durante o dia, reduzindo o cansaço e o desânimo e mantendo nossas funções cerebrais o mais ativas possível e otimizando nossas experiências em nossas relações interpessoais e no desempenho profissional.

É nesse período que o cérebro libera as informações de que não precisamos mais e retém o necessário, processando os estímulos que recebemos e memórias que colecionamos ao longo do dia e trabalhando nossa memória e aprendizado. Enquanto dormimos também produzimos hormônios, como o do crescimento, por isso um sono regrado é tão importante para as crianças armazenarem o conhecimento adquirido e crescerem de forma saudável.

O corpo também aproveita essas horas preciosas para rejuvenescer as células, descartando as que já estão velhas e promovendo uma verdadeira renovação celular, descansando e relaxando músculos, melhorando a respiração, atuando em processos essenciais para regulação hormonal.

A via é de mão dupla: o sono é influenciado por fatores da nossa rotina, como escolhas alimentares, preocupações e ansiedade, consumo de mídia e tecnologia, rotina com crianças, entre outros. Por sua vez, reverbera no nosso peso, humor, capacidade de aprendizado, foco, concentração e motivação.

Os óleos essenciais podem contribuir muito para um sono restaurador, mas tão importante quanto adotá-los em nosso dia a dia é pensar nos cuidados gerais que devemos ter com nosso corpo, mente e emocional: hidratação, alimentação saudável, preparação do ambiente em que dormimos com o mínimo possível de ruído, barulho, distrações e estímulos visuais e mentais, regular o relógio biológico buscando ir para a cama e acordar no mesmo horário para habituar o organismo.

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Química dos óleos essenciais e o sono

Os óleos essenciais são uma ótima ferramenta para nos auxiliar a ter noites restauradoras, mas isso não quer significa que devamos usá-los apenas na hora de dormir. São perfeitos aliados, por exemplo, para relaxar a musculatura após atividades físicas e para o equilíbrio emocional, reduzindo ansiedade e estresse. Tudo isso impacta a qualidade do seu sono. Essas propriedades vêm dos componentes químicos dos quais os óleos são feitos.

Componentes químicos dos óleos essenciais que atuam na regulação do sono:

  • Álcoois, como o linalol e o santalol, que trazem calma e estão presentes em óleos como Lavanda, Manjerona, Sálvia e Sândalo Havaiano;
  • Cetonas, que melhoram a aparência da pele e também têm propriedades calmantes presentes, por exemplo, na Lavanda.
  • Ésteres, que ajudam a remover manchas da pele e têm efeitos relaxantes e amenizadores de humor, presentes, por exemplo, na Camomila Romana, Sálvia, Lavanda e Bergamota.

Muitas pessoas perguntam qual o “melhor óleo” para diferentes tipos de situação, incluindo questões ligadas ao sono. É importante lembrar que não existe “o melhor óleo”: cada pessoa se adapta melhor com um ou mais modelos de forma específica. Alguns exemplos de óleos são indicados para diferentes especificidades que contribuem para a qualidade do sono.

Óleos calmantes: Lavanda, Sálvia, Camomila, Bergamota (acalma e também estimula no sentido de elevar o humor e a disposição);

Óleo suavizante para acalmar corpo e mente: Ylang-Ylang;

Óleos que trazem equilíbrio e sentimento de segurança: Cedro, Sândalo Havaiano, Vetiver;

Óleos que harmonizam e trazem serenidade: Cilantro e Manjericão.

Óleos aquecedores, que promovem sentimentos relaxantes e aquecem o coração: Pimenta Preta.

Colocar óleos como esses no difusor de ambiente é muito simples. Pode colocar um pouco antes como parte da sua preparação para dormir.

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Misturinhas maravilhosas para o sono

  • 3 gt Zimbro + 2 gt Vetiver + 2 gt Bergamota – Ajuda em medos noturnos, ótimo para crianças
  • 2 gt Lavanda + 1 gt Limão + 1 gt Hortelã-Pimenta (Peppermint) – Expulsar profusão de pensamentos da mente
  • 3 gt Patchouli + 2 gt Sândalo Havaiano + 1 gt Camomila Romana – Promover relaxamento profundo (para crianças, colocar longe da cama ou diluir)
  • 3 gt Bergamota + 2 gt Cedro + 1 gt Manjerona – Para uma sonequinha gostosa

Dica: junte os óleos nessa proporção num vidrinho de conta-gotas e use a mistura para colocar no difusor de ambiente

Caso não tenha difusor de ambiente, pegue um vidro spray, coloque água nele e as mesmas combinações. A quantidade de gotas varia muito de pessoa para pessoa, mas num spray de 30ml, colocar em torno de 10 gotas de óleo essencial. Borrife nos travesseiros e na roupa de cama antes de dormir.

Entenda como usar a aromaterapia e os óleos essenciais para tratar a insônia assistindo o vídeo abaixo: